Os blogs pessoais ainda tem espaço na internet?

Já faz um tempo que os blogs se tornaram essencialmente uma ferramenta de marketing digital.

O “último suspiro” talvez tenha sido com o boom dos blogs de moda e lifestyle, mas aos poucos eles migraram para o Instagram e canais de Youtube.

Enquanto isso, o marketing de conteúdo e o inbound marketing ganhavam força no mercado digital brasileiro.

Hoje, a impressão que tenho é que todos os conteúdos relacionados a blogs são direcionados exclusivamente para o objetivo de “gerar leads e listas”, retorno financeiro e coisas do tipo.

Os blogs, da forma que surgiram, estão caminhando para a extinção.

Com todo esse cenário, será que os blogs pessoais ainda tem espaço na internet?

O Conteúdo mudou de forma

Não sei se isso é um reflexo do novo comportamento dos usuários. 

Redes sociais como Snapchat e Instagram Stories permitem quem os usuários produzam conteúdo audiovisual com muita facilidade.

Para muitas pessoas é mais fácil abrir uma câmera e falar do que escrever um texto. Da mesma forma que outras tem mais facilidade em escrever.

O consumo de conteúdo em vídeo também aumentou consideravelmente nos últimos anos, o que pode explicar o abandono dos blogs pessoais e a mudança para formatos como “daily vlog”.

O Brasil não é um país de leitores. É natural que em algum momento os conteúdos em vídeo se tornassem mais relevantes.

O Youtube vem reinando nesse sentido desde 2009.

Com o dinheiro mudando de plataforma, os blogueiros profissionais se viram obrigados a se adaptar para manter a relevância e as contas em dia.

Inclusive, é engraçado notar como o Youtube vem trilhando o mesmo caminho dos blogs.

Ao colocar as duas plataformas lado a lado, podemos ver o ciclo se repetir: 

  • Os primeiros players adotam a plataforma e estouram, começando a faturar alto com programas de publicidade.
  • As marcas descobrem o potencial desses influenciadores e começam a patrocinar conteúdos.
  • Milhares de usuários tentam alcançar o mesmo status, produzindo conteúdo exatamente igual.
  • A dependência dos primeiros players dos programas de publicidade faz com que eles tenham que aumentar a produção e diminuir a qualidade do conteúdo.
  • Há uma certa saturação do mercado. Os grandes atingem o teto de crescimento e público e se mantém estáveis ou caem aos poucos, os medianos não conseguem crescer mais e os que chegam agora não deslancham.

Já é possível ver usuários faturando mais com posts no Instagram do que com vídeos no Youtube.

Enquanto isso, os blogs se tornaram basicamente apenas mais uma ferramenta de marketing.

Crie um blog voltado para um negócio, produza conteúdo com base em “personas”, gere uma lista de leads, conduza os leads pelo funil e gere uma conversão, venda, etc.

Os blogs se profissionalizaram no sentido mais puro da palavra: é realmente uma profissão, mas voltada para negócios.

Poucos dos grandes blogueiros brasileiros ainda mantém seus blogs pessoais.

A maioria migrou para o mercado de consultoria em marketing digital ou voltou para veículos tradicionais e seus canais na internet.

Alguns até se aventuraram e deram certo em outras plataformas como Youtube, Instagram e podcasts.

Aqueles que tinham um blog apenas para escrever sobre a vida, o universo e tudo o mais foram deixando a plataforma de lado.

Ficaram mais ativos no Twitter.

Outros migraram para o Medium, a rede social oficial daqueles que amam produzir conteúdo textual sem se preocupar tanto se isso vai render dinheiro ou um “mailing”.

Mas até o Medium percebeu a necessidade de pagar aos produtores de conteúdo e, agora, tem um plano de assinatura mensal que ajuda nessa remuneração.

Outros blogueiros estão adotando as Newsletters. E-mails semanais ou mensais em que compartilham seus textos e fazem uma boa curadoria de conteúdo.

Hoje, as newsletters são o mais próximo que já tivemos de um blog pessoal.

Particularmente, fico muito triste por ver os blogs pessoais morrendo aos poucos.

Ainda mantenho o meu e resolvi que em 2019 voltaria a escrever com frequência por lá.

Porém, a sensação é de estar escrevendo em um diário com cadeado.

O que pode ser bom, já que não tenho pretensão de transformá-lo em uma fonte de renda.

Por outro lado, é triste não ter mais a comunidade de blogueiros que existiu entre 2005 e 2010.

Os blogs me proporcionaram muitas coisas. Entre retorno financeiro e profissional, talvez o que mais valorizo seja as amizades que fiz por causa deles.

Pessoas que se identificavam com seus problemas, que faziam textos parecidos, compartilhavam e indicavam conteúdos interessantes.

Hoje tudo isso pode ser feito por outras redes sociais. Não que isso seja um problema, mas não consigo superar esse saudosismo em relação a uma das melhores ferramentas já inventadas pela internet.

E na sua opinião, os blogs pessoais ainda tem espaço na internet?

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