Whatsapp Business: como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta

Você sabia que é possível ter resultados consistentes no seu negócio usando apenas uma conta do Whatsapp Business?

Milhares de pequenos empreendedores utilizam apenas esse aplicativo para divulgar e vender produtos pela internet.

Afinal, ele oferece ferramentas e funcionalidades sem custo algum para o usuário, mas que garantem um excelente retorno na hora de implementar as suas estratégias de marketing digital.

Se você está começando o seu negócio agora, encontrar a melhor forma de divulgar os seus produtos e realizar as suas vendas é um passo essencial para começar a ter os primeiros resultados.

Neste artigo eu vou te mostrar como implementar o Whatsapp Business no seu negócio e quais as funcionalidades que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Quer saber como usar essa ferramenta para conquistar mais clientes e aumentar os seus resultados?

Continue lendo este artigo até o final.

Ter um site é importante?

Quando eu comecei a minha carreira no marketing digital, por volta de 2006, um dos ditados que os profissionais da época usavam era: se você não está no Google, você não existe.

Afinal, todo negócio digital que se preze precisava aparecer nos resultados de busca.

Por muito tempo essa máxima foi verdadeira.

O site da sua empresa era o primeiro ponto de contato com o consumidor que pesquisava sobre o produto ou serviço oferecido por você.

Afinal, até aquele momento ainda não haviam alternativas que suprissem essa necessidade.

Entretanto, na metade dos anos 2000, as redes sociais começaram a ganhar muita força, e a partir de 2010, se tornaram essenciais para qualquer negócio.

Com o grande volume de empresas atuando nas redes sociais, as plataformas perceberam que era necessário oferecer ferramentas para que os clientes não precisassem sair de lá para realizar compras.

Paralelo a isso, vimos o surgimento e a expansão do Whatsapp como o comunicador oficial do brasileiro. São mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

De aplicativo de chat para uma ferramenta de negócios, foi um pulo.

Primeiro, de forma improvisada, com milhares de empreendedores realizando atendimentos e vendas através de mensagens.

Percebendo o potencial para impulsionar negócios, o Whatsapp finalmente resolveu lançar a versão Business da plataforma, que reúne uma série de funcionalidades essenciais para qualquer negócio.

Whatsapp para negócios

No início de 2018, o Whatsapp liberou a versão Business para usuários de Android no Brasil.

Já a versão para iOS (Iphone), foi lançada em Abril de 2019.

A versão Business do Whatsapp trouxe algumas funcionalidades que facilitam a vida de quem tem um negócio que trabalha com vendas ou atendimento ao público.

Esse foi um passo importante para pequenos e médios empresários, que transformaram o mensageiro mais popular do Brasil em uma verdadeira máquina de negócios.

Com ele, é possível criar e programar respostas rápidas, que facilitam o atendimento ao cliente.

Além disso, a ferramenta também oferece a possibilidade de criar Catálogos para a exibição de produtos e serviços diretamente no seu perfil comercial.

Outra grande vantagem do Whatsapp é a sua integração com as outras ferramentas como o próprio Facebook e o Instagram.

Hoje é possível criar uma campanha de tráfego pago direcionando o usuário para um número de Whatsapp.

Se você trabalha com venda direta, esse pode ser um grande diferencial na hora de captar novos clientes.

Com as mudanças recentes na Política de Privacidade do Whatsapp, ele estará cada vez mais integrado à essas ferramentas.

Do ponto de vista de marketing, quanto mais integração entre essas plataformas, melhor para criar segmentações mais assertivas e anúncios melhor direcionados.

Ferramentas do Whatsapp Business

Como falei anteriormente, o Whatsapp Business oferece algumas ferramentas exclusivas em relação à versão normal do aplicativo.

Essas funcionalidades são totalmente voltadas para quem usa o mensageiro como uma plataforma de negócios.

Nas próximas linhas, vou te mostrar algumas dessas ferramentas e como você pode aplicá-la no seu dia a dia.

Vamos lá?

Catálogo

Se você tem um negócio que trabalha com a venda de diversos produtos, a versão Business do Whatsapp tem uma funcionalidade perfeita para você.

Com o Catálogo você consegue exibir e compartilhar produtos e serviços diretamente da sua conta comercial.

O nome faz jus à funcionalidade, uma vez que é possível fornecer todos os detalhes dos seus produtos e serviços, como preços, fotos e a descrição.

Uma vez que você tenha produtos cadastrados no seu catálogo, você pode compartilhá-los com os seus clientes durante a troca de mensagens.

Link Curto

Quem já usou o Whatsapp sabe que, na conta pessoal, a única forma de enviar uma mensagem para uma pessoa é tendo o número dela cadastrado na sua agenda de contatos.

Imagine se na versão Business também fosse assim?

Sem a menor dúvida, isso afastaria os clientes que desejam buscar informações ou comprar os produtos de uma lojinha, por exemplo.

Para facilitar esse contato, o Whatsapp Business oferece a ferramenta de Link curto, que facilita com que novos clientes possam entrar em contato com você.

Além disso, você pode configurar uma mensagem padrão, que será enviada na primeira mensagem. Por exemplo: “Estou entrando em contato sobre o produto X”.

Para quem trabalha com vendas exclusivas pelo Whatsapp, essa pode ser uma ferramenta excelente no seu dia a dia.

Ferramentas de mensagem

Com os usuários conectados 24 horas por dia, é certo dizer que não existe hora certa para alguém realizar a compra de um produto.

É claro que, comparado a e-commerces que funcionam de maneira independente e automática, quem vende apenas pelo Whatsapp precisa ficar atento ao famoso horário comercial.

Não existe nada mais frustrante para um consumidor que tentar realizar uma compra ou buscar uma informação e ser “deixado no vácuo” pela empresa.

É melhor responder informando o horário de atendimento do que deixar o seu possível cliente sem resposta.

Pensando nisso, a o Whatsapp Business criou uma série de ferramentas de mensagem para que seus usuários consigam preparar suas respostas com antecedência e dar continuidade às conversas.

Com essa funcionalidade é possível criar uma mensagem de saudação que será enviada para novos clientes.

Pode ser se apresentando, falando sobre o seu produto ou serviço ou qualquer outra informação que você acredite ser necessária nesse primeiro contato.

Você também consegue criar uma mensagem de ausência, informando aos seus clientes sobre a sua indisponibilidade para responder às suas perguntas.

Lembra o que falei no começo do parágrafo?

Esse pode ser o diferencial entre conquistar ou perder um novo cliente.

Para tornar o Whatsapp Business ainda melhor, também é possível criar respostas rápidas para perguntas que você recebe com frequência.

Se você vende apenas um produto, é natural que várias pessoas entrem em contato perguntando os valores ou outras informações corriqueiras sobre ele.

Sendo assim, você consegue programar as respostas automáticas à essas dúvidas.

Assim, você economiza um tempo precioso dando os primeiros passos no que pode se tornar uma venda efetivada.

Etiquetas

Por fim, não adianta nada falar sobre atendimento sem pensar em organização.

Ainda mais em um aplicativo como o Whatsapp, com centenas de conversas simultâneas.

Para organizar as suas conversas com os seus clientes, a versão Business do Whatsapp oferece a ferramenta Etiquetas, que te permite organizar as conversas por categorias como “Novos Clientes” ou “Pagamento Pendente”.

Com conversas organizadas, você não fica perdido nos atendimentos e sabe em que ponto do seu funil o cliente se encontra naquele momento.

Como baixar e configurar o Whatsapp Business?

Se você chegou até aqui, deve estar ansioso para usar as funcionalidades do Whatsapp Business no seu negócio, certo?

Pode ficar tranquilo que nas próximas linhas eu vou te ensinar o passo a passo para baixar e configurar o aplicativo.

A primeira coisa que você precisa saber é: o Whatsapp Business é 100% gratuito.

Você não vai pagar nada para baixar nem para usar no seu negócio digital.

Dito isso, vamos lá!

1. O Whatsapp Business está disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store da Apple.

Você pode baixar de acordo com a sua versão clicando nos links abaixo.

Baixar Whatsapp Business para iOS

Baixar Whatsapp Business para Android

2. Depois de baixar o aplicativo, o Whatsapp vai te pedir para ler os Termos de Serviço do Whatsapp Business e, em seguida, te pedir para Concordar e Continuar para aceitar.

3. O próximo passo é registrar o seu número. Você deve selecionar o seu país no menu para adicionar o código correspondente e inserir o seu número de telefone.

Em seguida, toque em AVANÇAR ou OK e, novamente em OK para receber o código de confirmação por SMS ou ligação.

Recebido o código, basta inserir no campo correspondente para ativar o seu número.

4. Para que o Whatsapp Business te ajude em toda a sua capacidade, é preciso permitir que ele acesso os seus contatos e as suas fotos.

Dessa forma, ele vai importar os números da sua agenda para o aplicativo.

No caso das fotos, com o acesso liberado, você poderá subir as imagens para o seu catálogo, enviar direto da galeria e muito mais.

5. O próximo passo é criar a sua conta comercial.

Para isso, basta inserir o seu nome comercial, selecionar uma categoria para a sua empresa e adicionar uma foto de perfil.

6. Em seguida, você deve criar o seu perfil comercial. Para isso, toque em CONHECER e, em seguida, Perfil Comercial.

Nessa área você poderá incluir informações importantes sobre o seu negócio, como endereço, horário de atendimento, dentre outros.

Agora sim, o seu Whatsapp Business está configurado e pronto para iniciar as suas primeiras conversas!

Conclusão

Se você chegou até aqui, viu que você só precisa de uma conta Business do Whatsapp para começar a atender os seus clientes e gerar vendas utilizando o aplicativo de mensagens mais baixado do Brasil.

Com poucos toques na tela do seu celular, você terá uma ferramenta poderosa para gerenciar o seu negócio e começar a sua caminhada de sucesso.

Espero que tenha gostado deste conteúdo.

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Até a próxima!

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